Durante pesquisas na internet, descobri que as Au Pairs nos Estados Unidos estão respondendo uma TAG bem legal para compartilhar melhor suas experiências. Au Pair Responde foi criada por Michelle Alves, responsável pelo canal no Youtube Cabide Colorido, e é formada por 10 perguntinhas sobre família anfitriã, país em que realiza o intercâmbio e impressões pessoais.
Para participar e relembrar um pouco como foi minha vida de Au Pair, adaptei algumas perguntas para a realidade na Alemanha. Espero que gostem!
1) Nome, idade e quanto tempo ficou na Alemanha?
Sou Aline Lima, 26 anos e meu intercâmbio durou um ano.
2) Qual sua cidade/Estado no Brasil e na Alemanha?
No Brasil, faço ponte entre Fortaleza (CE) e Joinville (SC). Durante o intercâmbio morei em Esslingen, uma cidade medieval em Baden Württemberg.
3) Qual é a Agência de Au Pair? De quantas Kinder você cuida e qual a idade delas?
Não fui por meio de agência. Conheci minha Gastfamilie devido a uma amiga que temos em comum. Cuidei de três crianças: um menino de seis anos e duas meninas, uma de oito e outra de 10.
4) Qual é a coisa que mais gosta na Alemanha?
Nossa, são tantas... gosto da simplicidade das pessoas (de modo geral), da organização e pontualidade, da arquitetura, eficiência do transporte público...
5) Qual é a coisa que menos gosta na Alemanha?
Sou uma pessoa que se adapta muito fácil a situações diferentes, portanto não tive muitos desgostos na Alemanha. Algo porém é muito complicado para estrangeiros no país: a dificuldade de fazer amigos alemães. Eles são um povo bem reservado e que precisam de bastante tempo para te incluir no círculo de amigos deles. Por outro lado, se você conseguir uma amigo alemão, pode contar que a amizade é verdadeira.
6) O que o intercâmbio ensinou?
Aprendi a ser uma pessoa realmente independente e a ter mais autoconfiança. Ao longo do intercâmbio precisei, muitas vezes, lidar sozinha com situações novas. Esse fato em si, já ensina muito. E quando precisamos resolver as coisas numa língua estrangeira é um desafio ainda maior.
7) Qual é o lado bom de ser Au pair?
Além de oferecer a possibilidade de uma nova família em terras estrangeiras, o intercâmbio aumenta a visão de mundo de uma Au Pair. Ao longo do programa, temos contato não só com a cultura alemã em si, mas também com outras culturas devido ao grande número de estrangeiros por lá. Isso é muito enriquecedor, pois vemos diversas realidades, muitas vezes inimagináveis no início.
8) Qual é o lado ruim de ser Au pair?
Cuidar de criança não é uma tarefa fácil e dificulta mais ainda quando ela não é sua. Muitas vezes, elas vão ter momentos difíceis o que pode ser muito estressante para a Au Pair. Fora isso, não ter o colo da mãe quando a saudade aperta é complicado...
9) O que pretende fazer após o programa?
Com o fim do meu intercâmbio, voltei ao Brasil e agora vou trabalhar oficialmente como jornalista. Quero obter experiência na minha área e, em breve, fazer uma pós graduação.
10) Deixe sua dica pessoal pra quem quer ser Au pair!
Passar uma temporada no exterior é uma experiência incrível. Entretanto, é preciso ter muitos cuidados para que o sonho não vire pesadelo. Converse sempre com a Gastfamilie sobre dúvidas, algum desagrado etc. Isso é fundamental para o bom relacionamento. E organize bem o tempo para aproveitar o máximo que a experiência pode proporcionar.
Então, o que acharam do post de hoje? Caso também decida participar, deixe o link aqui para trocarmos figurinhas :) Clique aqui e veja também o vídeo do Cabide Colorido sobre o tema.
COMENTÁRIOS