Este foi, sem dúvida, um ano para ser recordado. Foram tantos os acontecimentos nos campos político, social e econômico, com diferentes proporções, que certamente algumas das histórias estarão sempre em nossas memórias. Embora esses 12 meses tenham sido um caos para muitas pessoas, eu, particularmente, tenho muito o que agradecer. Vou explicar o porquê.
Bom, a vida mostrou-me mais uma vez que, no final das contas, suas reviravoltas são mais interessantes do que os planos previamente estabelecidos e responsáveis por tirar nossas noites de sono. Tive experiências novas, aventuras e mudanças que fizeram este ano valer a pena, sendo, por isso, muito justo fazer um balanço a fim de relembrar o que houve de positivo e em quais aspectos é possível melhorar.
Então antes que 2016 apresente seus primeiros minutos, confira uma pequena retrospectiva, dividida em três importantes aspectos: intercâmbio, retorno para o Brasil e projetos!
Au Pair: parte 2
Em 2015 ocorreu metade do meu intercâmbio como Au Pair. Foram seis meses em que tanto a confiança das crianças foi conquistada, quanto a autoridade (quando necessário) consolidada. Nesse período eu já era vista como mais um membro da família e pensar na volta para o Brasil trazia um sentimento contraditório: alegria por rever minha família daqui e tristeza por deixar a de lá.
Também foi importante para a construção e fortalecimento de amizades que fizeram toda a diferença nessa experiência, dando um toque especial a ela. Isso sem contar com as viagens, passeios e festinhas… eventos que tornaram mais difíceis a partida.
Esses meses exigiram planejamento para novos projetos tanto na Alemanha quanto no Brasil. Sim, embora tenha aproveitado cada dia do meu tempo em solo germânico, também foi preciso pensar na volta para casa. Afinal, a busca por emprego era realidade para muitos e preparar-me era necessário.
O desafio nunca acaba
E uma vez na estrada fica difícil voltar para a rotina anterior. Dizem que viajar é um vício, mas a necessidade de aventuras pode estender-se para coisas mais complexas da vida, como deixar a estabilidade da sua cidade em busca de novas histórias em outro lugar. Mas diante de tantos indicadores negativos na economia, seria mesmo a hora de se mudar?
Bom, o desafio foi aceito e do nordeste vim para o sul do país. Teve uma pequena escala no Rio de Janeiro que rendeu, inclusive, a crônica "O engraxate" aqui no blog. Em três meses, já pude conhecer um pouquinho de Santa Catarina e a coincidência foi eu parar em um lugar onde a tradição alemã ainda é tão forte. No final das contas, a Alemanha não saiu totalmente da minha vida. :)
É hora de novos projetos
Com tanta coisa nova acontecendo, é preciso estudar qual a melhor forma de adaptação e procurar novos caminhos para crescer, certo? Por isso, 2015 também foi palco de novos projetos profissionais e pessoais, o que inclui o destino do Pergaminho Amarelo. Nos últimos meses em que o blog ficou desatualizado, ideias e planos foram desenvolvidos para que o próximo ano seja bem especial e cheio de novidades!
Agora é com você! Já fez sua retrospectiva de 2015? O que ele lhe trouxe de positivo? Divida sua experiência conosco nos comentários e não esqueça de se preparar para o ano novo! Ele já está batendo na porta.
É isso mesmo! Você veio para o Caminho dos Príncipes, uma região alemã no Brasil. A Alemanha ainda está com você ;) Espero que goste daqui. Sou suspeita, é uma região linda! Que a luz e o bem lhe acompanhem neste novo caminho!
ResponderExcluirOlá, Idalci! Obrigada pelo recadinho e pelas palavras. Estou muito animada aqui em Joinville! :)bjs
Excluir