Quando decidimos ser Au Pair, não imaginamos o quanto iremos nos apegar àquelas criaturinhas por quem nos responsabilizamos ao longo do ano. A cada dia de convivência, descobrimos um pouco mais dos jeitinhos e das personalidades tão diferentes, a ponto de conseguirmos definir quem poderia ter feito alguma coisa ou prever como reagiriam em determinada situação. Esse é um dos aspectos que tornam esse intercâmbio uma experiência única e bastante enriquecedora. Por isso, hoje vou contar para vocês sobre minhas Gastkinder, com a TAG criada pela Pâmela Ferrari do vlog Lets go Au Pair.
São dez perguntas que abordam sobre quem são as "minhas" crianças, como era a relação com elas e algumas historinhas da nossa convivência. Assim, vocês podem visualizar melhor um pouquinho do meu universo como Au Pair. Confiram!
1. Qual o nome e idade deles(as)?
Em ordem decrescente de idade: Alena (na época, com 10), Malin (8) e o Kilian (6).
2. Qual a qualidade que se sobressai neles(as)?
Alena, por ser a mais velha, tem um espírito de liderança. Ela sempre age como se fosse a "chefe" do grupo e consegue tomar decisões com facilidade. Malin é uma menina muito carinhosa e sabe quando a gente precisa de um abraço. Kilian, por outro lado, é aventureiro. Ele encara desafios e segue adiante até conseguir seus objetivos, mesmo que ainda seja uma tarefa complicada para sua idade.
3. Qual o defeito mais difícil de lidar?
A qualidade da Alena pode tornar-se um defeito em algumas situações. O fato de ela querer liderar causou algumas dificuldades no início, quando eu ainda não tinha conquistado minha autoridade. Enquanto isso, a Malin gosta de receber atenção constante das pessoas e muitas vezes é difícil dividir o tempo com todos, quando ela quer exclusividade. E o Kilian... bom, ele é muito sapeca, principalmente quando está com o melhor amigo do Kindergarten (Jardim de Infância). Eles adoravam aprontar no meio da rua e eu (assim como toda a torcida do Flamengo) não conseguia controlar. Por isso, não ia sozinha com os dois para o parquinho.. Besser nicht! (Melhor não!)
4. Os pais te deram o direito de colocar de castigo e ajudar na educação da criança?
Sim, tinha muita liberdade em relação a isso. No início do intercâmbio, quando eu não sabia direito como agir, os próprios pais disseram-me para ser mais "rígida" com eles e, se necessário, colocar de castigo. Mas era complicado naquele período, pois eu tinha um alemão suficiente e queria me aproximar das crianças. No final, essa parte já fluía com maior facilidade.
5. Qual é o personagem ou brincadeira favorita deles(as)?
A Alena, como está na pré-adolescência, já procura personagens mais teens. Umas das que ela mais curtia era Violleta, do seriado da Disney de mesmo nome. Além de acompanhar a série, ela assistia com frequência vídeos no Youtube com as músicas e comprava revistas sobre o tema. Malin, assim como grande parte da população feminina e infantil mundial, tem um carinho especial pelos Minions. E o Kilian gosta mesmo é de ação. Ele adorava assistir Nijago, um desenho sobre ninjas produzido pela Lego.
6. Qual a coisa mais engraçada que eles já te disseram e perguntaram?
Nossa, ouvi muitas coisas engraçadas das crianças durante o ano que estive com elas. Mas uma das que marcaram foi quando a Malin questionou meu talento musical, ao afirmar da forma mais doce possível que eu canto estranho. Foi engraçado ver no rostinho dela a vontade de expressar a opinião lutando com o medo em me machucar.
7. Qual foi o momento mais tenso em cuidar delas? Conte uma história.
Logo no início, precisei ficar sozinha com eles, enquanto a minha Gastmutter (mãe anfitriã) precisou trabalhar. No período de adaptação, ela sempre organizou os horários para também estar em casa quando as crianças chegavam da escola, mas houve um dia em que precisou sair e a Malin não gostou muito da ideia. Como já estava um pouco sensível naquele dia, começou a chorar incontrolavelmente depois que a Gastmutter saiu. Nada do que eu fazia conseguia acalmá-la. Por sorte, a vizinha estava em casa e foi me ajudar.
8. Qual o lugar favorito deles(as)?
Sem dúvida alguma, o Schulhof (pátio da escola) que fica perto da nossa casa. Na Alemanha, as escolas não são muradas como aqui e a área onde as crianças brinca ficam sempre aberta. A vantagem é que todos podem aproveitar o espaço independente do dia da semana. Além disso, elas podem brincar com segurança, sem se preocupar com o trânsito, por exemplo.
9. É facil fazer Playdate? São crianças sociáveis?
Sim, minhas Gastkinder são muito comunicativas a ponto de conversarem com alguém na rua só porque essa pessoa tem um bebê ou está passeando com o cachorro. Assim, fazem amizade facilmente com outras crianças. Fazíamos playdate com frequência e, inclusive, é uma ótima dica para as Au Pairs.
10. Está morrendo de saudade: sim ou claro?
Só de lembrar já dá vontade de chorar, tamanha a saudade. Meses antes, já era difícil imaginar sair dali e deixar para trás uma família que conquistei. Como eu conseguiria ficar sem os três?! Quando chegou a despedida oficial, estava de coração partido (e mais lágrimas). Por sorte, temos essa tecnologia maravilhosa que permite o contato sempre que possível.
Esses foram os dez fatos sobre minhas Gastkinder. Espero que tenham gostado e que minha experiência sirva de inspiração para você realizar seu intercâmbio também. Não esqueça de deixar um recadinho dizendo o que você achou e, caso já seja ou tenha sido uma Au Pair, compartilhe como são/eram suas crianças!
Oi Aline, Tudo bem?
ResponderExcluirConheci teu blog recentemente e amei!
Tu escreve muito bem :))
Vou começar meu intercâmbio de au pair em setembro e foi legal ler teus textos sobre isso, mas os outros de outros assuntos também são muito bons!
continua escrevendo, viu? ;)
Olá, Nessa! Tudo bem?
ExcluirMuito obrigada pelo seu feedback, fiquei muito feliz com suas palavras! Elas me deixaram ainda mais animada para tocar esse projeto tão especial para mim.
Que bom saber que logo você também estará fazendo seu intercâmbio! Aproveite cada momento, pois é um período bem especial e cheio e aprendizados!
Beijos.
Oi, tenho uma duvida sobre ser au pair na Alemanha, esou aqui como turista, achei uma familia, posso requerer o visto de au pair aqui mesmo? Se vc souber, por favor, me ajuda! Eu preciso muito dessa informacao!! Obrigada!
ResponderExcluirOlá, Ana! Tudo bem? Tem sim como resolver isso aí da Alemanha. Você e sua família precisam ter os documentos exigidos (contrato, carta convite)e formalizar no Ausländeramt da cidade em que vivem. Na verdade, o melhor é você se informar diretamente no órgão, que eles podem orientar com precisão tudo o que vocês precisam fazer. Beijos e sucesso! Ser Au Pair é uma experiência incrível.
Excluir