Turistas tem acesso a uma vista privilegiada no Ponto Alto e na estátua de Nossa Senhora de Fátima (Foto: Aline Lima)
Turistas têm acesso a uma vista privilegiada no Ponto Alto e na estátua de Nossa Senhora de Fátima (Foto: Aline Lima)

Um dos aspectos mais fantásticos de viajar pelas serras é a visão que o lugar nos proporciona. Além da natureza abundante com vegetação sempre verdinha e um clima agradável, em alguns pontos mais altos geralmente são construídos lugares para os turistas observar e aproveitar uma vista privilegiada que encanta os olhos.

Na publicação passada, falei sobre um pouco sobre a cidade de Guaramiranga em si. Desta vez, vou comentar sobre dois lugares um pouco afastados do centro e que valem a visita: o Pico Alto e a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

1. Pico Alto


O Pico Alto é o segundo ponto mais alto do Ceará (Foto: Aline Lima)
O Pico Alto é o segundo ponto mais alto do Ceará (Foto: Aline Lima)

O mirante do Pico Alto é o ponto culminante do Maciço de Baturité onde estão instaladas as antenas de telefonia da região. Com 1.115 metros de altitude, é considerado o segundo ponto mais alto do Ceará (terceiro do nordeste brasileiro), perdendo apenas para o Pico do Oeste, na Serra das Matas.

O local é um dos principais atrativos de Guaramiranga. Nele, os visitantes podem acompanhar a trilha ao redor das antenas o que proporciona uma visão panorâmica da região. Além disso, é possível observar também a transição da serra para o sertão.

Os visitantes podem observar a transição da serra para o sertão no Pico Alto (Foto: Aline Lima)

2. Imagem de Nossa Senhora de Fátima


Estátua de Nossa Senhora de Fátima em Guaramiranga é a maior do Brasil (Foto: Aline Lima)

A estátua de Nossa Senhora de Fátima, inaugurada em 2012, é considerada a maior imagem da santa no Brasil. Com 27 metros de altura, a obra foi idealizada pelo empresário Miguel Dias de Sousa e esculpida por Franciné Dinizo.

A imagem tem fomentado o turismo religioso em Guaramiranga e proporciona aos visitantes uma linda visão da serra. Na primeira vez que fui na estátua, minha família e eu assistimos ao pôr do sol no local. Foi uma das cenas mais incríveis que vi. Simplesmente encantador!

Assistir ao pôr do sol na estátua de Nossa Senhora de Fátima é uma cena emocionante (Foto: Aline Lima)
Assistir ao pôr do sol na estátua de Nossa Senhora de Fátima é uma cena emocionante (Foto: Aline Lima)

Caso a visita esteja programada para um horário perto do almoço, os visitantes têm uma opção boa e barata para fazer a refeição. Próximo à estátua existe uma pousada localizada em uma torre que parece ter saído dos contos de fada onde, no último andar, funciona o restaurante Café Cabanas que é aberto ao público.

Adorei descobrir esse local, pois além da comida ser gostosa e com um preço bom, a torre é um ambiente muito agradável e tem uma decoração linda. No restaurante, a torre é rodeada por uma vidraçaria, permitindo aos clientes uma visão panorâmica da região. É relaxante poder comer com uma vista tão bonita.

Café Cabanas: o restaurante dos contos de fada (Foto: Aline Lima)

Já visitaram esses pontos em Guaramiranga? Deixe um comentário com suas impressões ou mais dicas sobre a região!