Foto: Kauana Guimarães

Após o sucesso da primeira festa do pijama feita com meus primos, obviamente não tardaríamos a repetir a sessão de cineminha em casa. Desta vez, contamos com a presença de um dos amigos do meu irmão que presenteou a reunião com o Netflix. Ficamos tão encantados com a variedade de filmes para escolhermos que mal conseguíamos selecionar um longa.

Depois de muito debate, só tivemos tempo para prestigiar duas produções, mas que valeram a pena. Pipoca e outras gordices prontas? Então continue lendo e confira as dicas para este final de semana!

1. Os Croods (2013)


Os Croods (Foto: Divulgação)
Os Croods (Foto: Divulgação)

Conforme a tradição, o primeiro filme deve prestigiar o caçula da turma e, desta vez, escolhermos Os Croods. A animação, dos diretores Chris Sanders e Kirk De Micco, foi lançada em 2013 e utiliza o período pré-histórico, como cenário. Ela conta a história de uma família cujo patriarca apegou-se ao medo para garantir a sobrevivência do grupo. Por conta disso, o pai proibia qualquer contato da família com tudo o que fosse considerado diferente.

De modo geral, todos os membros seguiam essas regras, entretanto, a filha adolescente (Eep) tinha sonhos maiores e constantemente questionava esse estilo de vida. A vontade da menina por descobrir o mundo ganhou impulso quando conheceu o jovem Guy, caracterizado por trazer certa modernidade para a época e, portanto, ter muitas novidades.

A partir de um drama familiar bem humorado, o longa valoriza a curiosidade dos jovens e critica a acomodação a que muitas vezes nos submetemos. Afinal, a vida às vezes pede inovações para que uma conquista maior se concretize.




2. O Livro de Eli (2010)


Cartaz do filme O Livro de Eli
Cartaz do filme O Livro de Eli

Agora chegou o momento de um filme adulto e que trouxesse reflexões mais profundas. Optamos por O livro de Eli, uma produção dos irmãos Allen Hughes e Albert Hughes. O enredo acontece em futuro pós-apocalíptico e estimula o raciocínio de quem o assiste ao deixar os detalhes da história subentendidos.

Eli, interpretado por Denzel Washington, direciona-se ao oeste dos EUA, seguindo orientações de uma voz. O caminho percorrido mostra um país devastado por alguma guerra e traz a ideia de uma "terra sem lei", com habitantes em situações precárias. Durante o percurso, Eli encontra um pequeno vilarejo governado por Carnegie (Gary Oldman).

A linha principal da história está relacionada ao livro que Eli carrega. Trata-se da última Bíblia na terra e é tida como esperança para as pessoas. Entretanto, ela é objeto de desejo de Carnegie que pretende utilizá-la para aumentar seu poder no vilarejo e mesmo expandir seu domínio. Essa luta, faz-nos lembrar a forma como algumas pessoas e instituições (tão comuns hoje em dia) utilizam-se da religião para justificar atitudes questionáveis e alienar as pessoas.




Gostaram das dicas ou já assistiram a esses filmes? O que acharam? Compartilhe sua opinião com a gente!