Natal do jeitinho alemão (Foto: Amanda Alexander)
Natal do jeitinho alemão (Foto: Amanda Alexander)

 Como em todo início de ano, agora o tema em pauta é o Carnaval. Os piscas piscas apagaram, as árvores desmontadas e os enfeites natalinos novamente encaixotados. O Natal passou, mas gostaria de voltar um pouquinho neste período para contar sobre como os alemães celebram esta data, cujas festividades iniciam um pouco antes do que para nós brasileiros.

Quem é cristão deve lembrar-se de que as quatro semanas anteriores ao Natal são conhecidas como Advento. Este período é uma preparação dos fiéis para o nascimento de Jesus Cristo, portanto, caracterizado por promover uma reflexão entre as pessoas para que se arrependam de certos atos, pratiquem a fraternidade e promovam a paz.

Enquanto para nós a celebração do Advento fica restrita às cerimônias religiosas, as famílias alemães lembram a data e também acendem a Coroa do Advento em suas casas. Neste dia, as crianças recebem o Adventskalender, um calendário com a contagem regressiva para o Natal. De acordo com a tradição, iniciada por volta do século XIX, o calendário é uma caixinha de modo que cada dia corresponda a uma porta. Todos os dias as crianças abrem uma portinha e ganham um chocolate.

As famílias alemãs também acendem a Coroa do Advento em suas casas
As famílias alemãs também acendem a Coroa do Advento em suas casas

A segunda data importante deste período é o dia 6 de dezembro: Dia de São Nicolau. Foi neste dia, no ano de 350, que o santo faleceu. São Nicolau nasceu na Turquia na segunda metade do século III e é conhecido por sua caridade e generosidade. Uma das histórias mais conhecidas é a de que ele teria ajudado uma moça pobre a pagar o dote do casamento. Devido à afinidade com as crianças e aos inúmeros milagres a ele atribuídos, o santo foi rapidamente ligado ao nascimento do menino Jesus.

Na Alemanha, a data é comemorada como um pequeno Natal. Na noite do dia 5 de dezembro, as crianças colocam uma bota, em frente à porta ou à lareira, onde são depositados presentinhos por São Nicolau. O santo exerce uma função similar ao Papai Noel, pois também é exigente em relação ao comportamento dos pequenos: apenas os bonzinhos recebem os doces, chocolates, nozes e laranjas (sim, laranjas).

Quem acompanha meu Instagram (@salinelima) viu que, neste ano, também fui lembrada por São Nicolau e ganhei um kit de sobrevivência para o inverno alemão, o que me ajuda bastante nesses dias frios!!

São Nicolau deixa presentinhos nas botas das crianças
São Nicolau deixa presentinhos nas botas das crianças

E então... é Natal!! Mesa farta, reunião de todos os parentes próximos ou não, muitos presentes, amigo oculto (ou secreto). A ideia brasileira de Natal pode ser, em partes, jogada fora aqui na Alemanha. Na ceia, por exemplo, o peru não é o centro das atenções. Na verdade, ele nem existe.

A comida por aqui é simples, composta por pratos típicos, como salsichas, salada de batata e chucrute. Os mais tradicionais preparam (ou encomendam) um pato que substituiria o nosso peru.  Sem graça? Mas ninguém aqui quer desperdiçar um dos poucos dias de folga na cozinha, o que é compreensível.

Outra diferença é a montagem da árvore de natal. Ao contrário de nós, aqui os pinheiros são de verdade, chamados de Weihnachtsbaum. Conforme o outono inicia, alguns lugares são reservados para a plantação desses pinheiros e as pessoas compram uma semana antes do natal mais ou menos. Exatamente, apenas uma semana antes e não no início de novembro. Assim, pais e filhos reúnem-se e juntos enfeitam a árvore.

Após a ceia, realizada na noite do dia 24, as crianças geralmente são retiradas da sala e assim o Weihnachtsmann (Papai Noel) ou o Christkind coloca os presentes sob a árvore. Notaram a diferença? Na Alemanha existem duas figuras responsáveis por presentear os pequenos. Isso porque com a reforma religiosa, São Nicolau foi rejeitado pelos protestantes e substituído pela imagem do Menino Jesus, o Christkind. Posteriormente, São Nicolau deu origem ao Papai Noel e as duas figuras permaneceram nas suas respectivas religiões.

A ceia de Natal alemã é composta por pratos típicos do país
A ceia de Natal alemã é composta por pratos típicos do país

Mais informações podem ser lidas no artigo (em alemão) "Weihnachtsmann, Christkind oder Nikolaus?", do Goethe Institut, no qual essas diferenças são explicadas com maiores detalhes. Outra dica de leitura é o artigo "O Natal para alemães e brasileiros" do nosso blog parceiro Linguacultura.

O que acharam dessas diferenças? Deixe um comentário sobre o que achou do jeitinho alemão de celebrar no Natal e se você já passou esta data nas terras germânicas, divida conosco sua experiência!