Au pair em 20 tópicos (Foto: Aline Lima)
(Foto: Aline Lima)


- TRÊS crianças?!

A frase é geralmente acompanhada por uma expressão de espanto misturada à compaixão. Ser Au Pair já não é uma tarefa fácil  por diversos aspectos, como a distância de casa e dificuldades com a língua estrangeira, imagine, então, quando se trata de três pequenos (que talvez já sejam do seu tamanho). No pacote, ainda tem o fato de as crianças na Alemanha serem "independentes" a ponto de questionarem com frequência sua autoridade, podendo ser estressante em alguns momentos.

Por outro lado, há a parte gratificante e impagável que a experiência proporciona quando bem-sucedida. De modo que, pensar na despedida da Gastfamilie (família anfitriã) pode não ser dos pensamentos mais felizes. Afinal, "como ficar sem minhas crianças"?! Com pouco mais de dois meses para finalizar meu intercâmbio, listei 20 situações que têm caracterizado ser a Au Pair de duas meninas e um menino.

Ser Au Pair de três crianças é...


1. chamar de "minhas crianças" quando se referir aos pequenos em alguma conversa.

2. ter o seguinte diálogo após contrariar a vontade do mais novo:

- Eu te odeio! Você pode voltar para o Brasil!
- Ok! Amanhã é sexta-feira e acho que tem voo.
- Não, Aline! É brincadeira! Você não precisa voltar.. (E ganho um abraço bem apertado.)

3. aprender a compartilhar.

- Alguém viu meu hidratante? Estava no banheiro...
- Ah! Eu levei para meu quarto porque queria usá-lo.

Um bom descanso no jardim (Foto: Aline Lima)
Um bom descanso no jardim (Foto: Aline Lima)


4. a menina mais velha querer algo só porque você usa.

5. desenvolver habilidades artísticas para criar/contar histórias, fazer maquiagem, desenhos e unhas.

6. ter atenção disputada pelas crianças ao mesmo tempo e quase enlouquecer. (Posso dividir-me em três?)

7. ser incluída na família e ficar emocionada com isso.

- Comprei os bonequinhos que faltavam e agora a família está completa. Você é esse lilás, Aline!

8. as crianças chegarem animadas da casa da avó e correrem na sua direção para mostrarem a nova camisa do Brasil.

9. dizer para alguém na rua que deve voltar em julho para a terra natal e ser interrompida por: "Mas TALVEZ ela fique mais tempo, né?!". E ninguém mais conseguir falar sobre o assunto.

10. tentar um novo parquinho para variar o dia, mas sem sucesso. Aquele é o lugar preferido e ponto.

Hora de brincar! (Foto: Aline Lima)
Hora de brincar! (Foto: Aline Lima)


11. "fugir" para a casa da prima após uma semana agitada, mas esquecer todo o estresse ao voltar e ser recebida por um abraço triplo.

12. encontrar nos sonhos possibilidades para ficar de vez na Alemanha.

- Sonhei que você ficava aqui na Alemanha e trazia sua mãe e seu irmão também. Então, nós aumentávamos a casa e todos moravam juntos para sempre!"

13. as crianças terem ciúmes do irmão brasileiro.

- Você gosta mais dele porque é seu irmão de verdade...

14. ser comparada com alguma dançarina por ela mexer o quadril como eu.

- Lá na feira (de artes) tinha uma menina que dançava como você.

15. ter o talento vocal questionado.

- Posso te dizer uma coisa? promete que não vai ficar chateada?
- Claro.
- Você canta estranho... Mas não é tããão ruim...

Pausa na brincadeira. (Foto: Aline Lima)
Pausa na brincadeira. (Foto: Aline Lima)


16. ganhar presentinhos feitos por eles, mesmo que não tenha um motivo especial para isso.

- Olha o que eu fiz para você na escola! Gostou?

17. ameaçar mudar a senha do celular porque as crianças descobriram e nunca fazer isso.

18. sair do sedentarismo.

- Qual esporte você pratica?
- Sou Au Pair de três crianças.

19. uma das crianças machucar-se após uma queda e correr para seu colo, pedindo consolo.

20. ter o bolo que você fez considerado o favorito das crianças.


O que acharam da lista? Aceitariam o desafio de cuidar de três crianças? Deixe um comentário e compartilhe um pouco da sua experiência como Au Pair (novatas ou veteranas). E para saber mais sobre meu dia a dia, acompanhem meu Instagram (@salinelima)! Lá posto diariamente fotos da minha rotina com a hashtag #desafioaupair.