Em alguns momentos ficamos tão imersos nas atividades do dia a dia que a vida parece perder a graça. Afinal, é uma mesmice só: as mesmas atividades, nos mesmos horários, os mesmos lugares e os mesmos problemas. Nada parece interessante e, consequentemente, o desânimo começa a nos consumir, sem nem sabermos ao certo como começou ou por quê. A sensação de que nada realmente útil ou importante está sendo feito só aumenta, alimentando ainda mais as insatisfações. Quando isso acontece, a única vontade que temos é de fugir da rotina em busca de novas aventuras ou simplesmente de algo diferente.

Embora essa situação seja muito frustrante, a rotina em si não é exatamente a vilã do nosso bem-estar. Atualmente ela tem sido fortemente associada a tarefas monótonas, cansativas e que não proporcionam realização pessoal (e parte disso é culpa da visão errada que se desenvolveu sobre os novos estilos de vida, como os nômades digitais), mas a verdade é que a organização de horários e a repetição de tarefas são o que possibilitam o alcance das grandes metas de vida e o aperfeiçoamento de certas habilidades. Uma rotina bem organizada permite que mais tempo seja dedicado para atividades de lazer e ajuda no funcionamento correto do organismo, tornando as pessoas mais seguras e evitando estresse e ansiedade.

Então qual é o problema, afinal? É exatamente o fato de se acomodar a ela e não buscar formas para mudar certos hábitos considerados negativos. Com isso, a rotina passa a ser tóxica e causa uma série de problemas, fazendo com que as pessoas:

  • Tornem-se passivas e preguiçosas, passando a viver no piloto automático devido à comodidade; 
  • Percam boas oportunidades, pois não saem da zona de conforto. Assim, recusam com frequência convites e oportunidades para fazer algo diferente; 
  • Deixem de ser criativas porque param de ter contato com o novo, de modo que não são mais expostas a estímulos diferentes. Consequentemente, interrompem o processo contínuo de aprendizagem, considerado a base da criatividade; 
  • Vivam dias sempre iguais. Inclusive, este é o motivo de termos a sensação de que o tempo passou muito rápido, além de mal conseguirmos distinguir um dia do outro.

Algumas dicas para fugir da rotina


Como vimos, a rotina é importante, mas acomodar-se a ela é bastante perigoso. Por isso, é preciso quebrá-la de forma inteligente para que o dia a dia se torne mais leve, sem comprometer as tarefas importantes para nosso desenvolvimento. E isso é conquistado a partir de uma boa organização da agenda, em que um horário ou dia livre é reservado para atividades diferentes e que proporcionem prazer. Assim, os dias são bem aproveitados, melhorando o bem-estar e impulsionando a produtividade.

Um aspecto importante sobre esse tema é que fugir da rotina não é sinônimo de gastos elevados. Muitas vezes ações simples e acessíveis são o suficiente para renovar as energias e dar aquele ânimo tão necessário para enfrentar as obrigações. Inclusive, separamos algumas ideias para você. Confira!

Planeje um passeio no fim de semana


Depois de uma semana bem agitada e cansativa, é normal querer apenas ficar em casa quando o fim de semana chega, principalmente se a conta bancária não está ajudando muito, não é mesmo? Mas existem passeios pequenos e que não exigem um grande investimento, como uma visita a um lugar da sua cidade onde você nunca foi. Sempre tem algum cantinho desconhecido e que não damos muita atenção por estar sempre à nossa disposição, como parques, lugares turísticos, pólos de lazer e mesmo praias. Conhecê-los é tanto uma forma de ver ambientes e pessoas novas quanto de descobrir um pouco mais da comunidade em que você mora sem gastar muito.

Pratique um esporte


Se você gostava de praticar algum esporte e, por conta da correria, deixou essa atividade de lado, então está na hora de dar novamente uma chance para ela. Reúna os amigos ou procure grupos de pessoas para jogar futebol, vôlei, basquete, handebol ou outra modalidade que considere interessante. Atividades físicas são muito importantes para o desenvolvimento de uma série de habilidades, como raciocínio rápido e o pensamento lógico, além de fortalecer os músculos e os ossos e melhorar o sono. Isso sem contar que é uma maneira de conhecer pessoas e trabalhar em equipe.

Aproveite suas férias


As férias estão chegando? Então não perca tempo e planeje bem os seus dias. Claro que é preciso tirar um momento para descanso e para colocar algumas tarefas em dia, mas também priorize atividades diferentes. Se puder, programe aquela viagem dos seus sonhos e prepare um roteiro com tudo o que gostaria de fazer. Essa programação vai otimizar seu tempo e garantir que aproveite o lugar da melhor forma, por isso não se esqueça dela.

Aprenda uma nova atividade


Já pensou em aprender música, alguma língua estrangeira, pintura ou crochê, por exemplo? Uma das formas de aproveitar o tempo livre e sair totalmente da rotina é exatamente direcionando-o para a aprendizagem. E não precisa ser algo diretamente ligado ao profissional, é importante investir no seu hobby também. Afinal, ele pode ser a sua “fuga” da correria e uma forma de aliviar o estresse do dia a dia. Lembre-se de que o aprendizado cria novas conexões neurais, o permitindo um melhor aproveitamento do potencial do cérebro, além de, claro, o manter sempre saudável.

Faça mudanças na sua casa


Sabe aquela vontade de mudar algumas coisas da casa, mas nunca colocamos em prática? Este pode ser o melhor momento para fazer isso e, ao invés de comprar móveis novos ou contratar alguém para fazer alguns serviços, você mesmo pode colocar a mão na massa. E aqui vale dar mudar a pintura, restaurar móveis antigos e pensar em uma forma de decorar seu espaço, deixando-o mais a sua cara. Claro que para aspectos mais complexos, é necessário contratar um profissional, mas, muitas vezes, mudanças simples e básicas já são o suficiente para dar um novo visual no ambiente e ainda ocupar a mente com atividades diferentes.

Faça um cinema em casa com a família e/ou amigos


Tem coisa melhor do que reunir pessoas queridas para assistir a um filme? Embora o cinema em si já seja bom programa, você também pode organizar uma sessão na sua própria casa. Basta escolher uma produção em que todos tenham interesse e preparar alguns comes e bebes para incrementar a tradicional pipoquinha. Além de ser um programa mais acessível, é uma excelente alternativa para dar boas risadas, colocar o papo em dia e esquecer totalmente a correria diária.

Então, já está pronto para fugir da rotina e aproveitar melhor o seu tempo livre? Siga nossas dicas para tornar seus dias mais especiais e compartilhe com a gente o que você gosta de fazer para relaxar e se divertir!


Foto: Freepik