Tradicionalmente temos a tendência de acreditar que um novo ano é o início de um novo ciclo. Afinal, é uma oportunidade para reavaliarmos nossa vida e mudarmos aquilo que não nos tem feito tão bem. Mas se tem algo que dá um toque especial a essa ideia de recomeço é quando realmente sentimos que o ano está vindo com muita energia positiva e mudanças importantes para nosso crescimento pessoal e profissional, não é mesmo? Isso nos deixa ainda mais confiantes com os bons ventos e impulsiona nosso ânimo para dar início a uma nova fase. 2018 está trazendo tudo isso para mim.

As mudanças já se apresentaram cedo e se mostraram bem maiores do que o novo estilo de armação que escolhi para meus óculos no início de janeiro. Após morar por quase dois anos e meio em Joinville (SC), precisei me despedir de pessoas queridas e fazer as malas para cruzar novamente o país e retornar ao calor do nordeste. Isso me fez pensar em como o tempo tem passado rápido. Parece que foi outro dia que terminei meu intercâmbio como Au Pair na Alemanha e decidi me aventurar pelo sul do país. Agora, já estou voltando para Fortaleza com muitos planos e ideias em mente para esta nova fase.

Uma pequena retrospectiva de 2017


Antes de olhar para frente, entretanto, vamos rever alguns pontos especiais de 2017? Por mais que ele tenha sido difícil em alguns aspectos, é importante avaliar o impacto que teve em nossas vidas para tomarmos fôlego e enfrentarmos os novos desafios. Sendo assim, posso destacar os seguintes pontos na minha retrospectiva:

Amizades fortalecidas


No ano passado ganhei duas grandes amizades após uma boa conversa em um happy hour ou durante os almoços do trabalho. Eram pessoas que já estavam presentes no meu dia a dia, mas que não tivemos a chance de nos conhecer melhor antes e, quando isso aconteceu, ganhei grandes parceiros de passeios, projetos e sonhos. Contar com esses amigos foi muito especial e importante, pois eles foram essenciais para que o ano se tornasse mais leve e eu tivesse mais foco na busca por meus objetivos.

Passeios e viagens


2017 já começou com uma viagem de amigas no Rio de janeiro, que, inclusive, rendeu uma série aqui no blog. Foram quatro dias bem divertidos na cidade maravilhosa e eu finalmente pude conhecer melhor os principais pontos turísticos dela. Também teve duas visitas ao Beto Carrero Word em que pude realizar um sonho de criança. Ainda vai ter post sobre o passeio, mas já posso adiantar que foi sensacional e me superei indo nos brinquedos mais radicais. Foi pura adrenalina e muitas emoções. Por fim, não posso deixar de citar a Oktoberfest de Blumenau. Um evento grande e que resultou muitas risadas (e cervejas) com uma grande amiga.

Reflexão e autoavaliação


Seja pela proximidade dos 30 anos, seja por sentir que precisava dar mais emoção ao meu dia a dia, posso dizer que 2018 foi um período de reflexão e autoavaliação. Minha rotina se resumia apenas ao trabalho e, com isso, raramente me dedicava a alguns projetos pessoais ou fazia atividades diferentes, como cursos e lazer. Refletir sobre como eu estava agindo, o que estava me deixando insatisfeita e como eu gostaria de estar foi essencial para eu traçar metas e começar algumas mudanças em vários aspectos da minha vida. Os meses em que fiz essa autoanálise foram essenciais para eu me conhecer melhor e tomar algumas decisões recentes.

A nova fase do Pergaminho Amarelo


Diante de tudo isso, é preciso destacar o papel do Pergaminho Amarelo nessa história. Embora não tenha sido atualizado com tanta frequência ao longo dos anos, ele passou por algumas fases que, de certa forma, acompanharam minha caminhada profissional até aqui. Isso porque o blog foi criado em 2009, e de lá para cá já serviu como espaço para eu reunir coisas me inspirassem, publicar meu portfólio como estudante de jornalismo e fazer um diário de bordo de passeios e viagens. Hoje, também está começando uma nova etapa, trazendo textos semanais para animar a semana de vocês com dicas e informações dignas de um blog cultural com foco em inspiração, viagem e estilo de vida.

Então não perca tempo e assine já nossa newsletter (formulário abaixo) para não perder nenhuma novidade! E, claro, não se esqueça de seguir o blog nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), pois lá também vai ter conteúdo bem especial e feito com muito carinho. Vamos juntos fazer um 2018 incrível e cheio de boas energias!