Pintura: Almeida Júnior
Pesquisas no mundo todo apontam diversos benefícios que a leitura proporciona que vão desde o estímulo à criatividade até o melhor funcionamento do cérebro. Então, o final do ano já é realidade… E que tal finalizar o ano e descobrir cinco dos melhores livros já publicados, de diferentes estilos e autores?

Não é clichê, eu sei que nosso dia a dia está cada vez mais corrido e sempre cheios de distrações, mas ler continua sendo um dos melhores passatempos do mundo. Porque ler é como viajar no tempo e espaço, sem sair do lugar. Então, que tal começar agora mesmo?

Confira a lista:

A viagem – Virgínia Woolf




Rachel Vinrace vive uma vida reprimida no subúrbio de Londres até embarcar no navio de seu pai para a América do Sul. Ao longo do enredo, a personagem faz uma série de autodescobertas a partir das experiências vividas durante a viagem.

Nesta obra, a autora apresenta Mrs. Dalloway, que mais tarde se torna personagem principal de outro dos seus romances mais aclamados. Este foi o primeiro livro escrito por Virgínia Woolf, publicado em 1915. Segundo críticos, o enredo traz características da própria vida da autora.

E não sobrou nenhum (O caso dos dez negrinhos) – Agatha Christie



 Clássico entre os romances policiais, E não sobrou nenhum é sem dúvida uma das histórias mais surpreendentes. Dez pessoas são convidadas por um desconhecido, o sr. U.N. Owen, para passar alguns dias em uma ilha privada. Após aceitar o convite, os convidados embarcam para uma viagem que será o maior de seus pesadelos.

O mistério começa logo na primeira noite, quando todos já haviam se conhecido. Uma voz misteriosa acusa cada um dos presentes de cometer um crime que resultou na morte de outras pessoas. Os personagens entram em pânico e, nos dias que se sucedem, mortes inexplicáveis acontecem, tendo como única pista uma trova infantil.

Um Dia - David Nicholls



Dexter Mayhew e Emma Morley se conhecem oficialmente na festa de formatura, em 15 de julho de 1988. Embora soubessem que iriam seguir caminhos diferentes a partir deste dia, os laços criados durante o tempo em que estiveram juntos construiu uma forte amizade entre os dois. Conforme os anos se passam, os personagens levam uma vida diferente da que sonhavam, sendo a amizade entre eles um porto seguro para ambos. A história é contada em flashes que se passam apenas nos dias 15 de julho, ao longo de 20 anos. Ao fugir do tradicional “água com açúcar”, característico a esse gênero, o romance se torna um dos mais incríveis da atualidade.

A revolução dos bichos – George Orwell




Considerado um clássico da literatura mundial, George Orwell satiriza a ditadura stalinista a partir desta obra. Para isso, ele narra a insurreição dos animais contra seus donos, os homens, que são logo expulsos da granja. Entretanto, o que deveria ser um modelo de um governo igualitário, rapidamente se torna um regime autoritário, sob comando dos porcos. Escrita durante a Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, o autor colocou na obra diversos eventos políticos que correspondem aos que se desenrolavam na União Soviética, como a instituição de um estado policial e a deturpação tendenciosa da História.

Ciranda de Pedra – Lygia Fagundes Telles




Este livro é uma importante obra da literatura brasileira. Embora tenha sido lançado em 1954, o enredo aborda questões bastante atuais, como loucura, divórcio, traição e homossexualidade.

A autora mostra os dramas de uma família polida, sob o ponto de vista de Virgínia. A protagonista leva uma vida solitária, sendo constantemente excluída do círculo familiar paterno. Os anos passam e Virgínia sempre guarda a vontade de se sentir integrada ao grupo, até perceber que toda a rejeição vivida era consequência das diferentes formas de desejo que os outros nutriam por ela.