![]() |
(Foto: Aline Lima) |
Ser Au Pair é, sem dúvida, uma grande decisão. Afinal, um ano da sua vida será vivido sob condições adversas (fora da zona de conforto), mas certamente com muitas histórias inesquecíveis. Para embarcar nessa viagem, uma série de requisitos são exigidos e o referente ao visto é uma das principais dúvidas no assunto. Assim, o post de hoje será dedicado a como se obter o visto de Au Pair na Alemanha, tendo como base minha experiência.
Diferente dos EUA, esse tipo de intercâmbio em terras germânicas é permitido durante, no máximo, um ano. Sendo assim, existem duas formas de ficar no país: por três meses como turista ou mais tempo com o visto de Au Pair. A primeira opção seria para aqueles que já conhecem alguma família e vão para dar uma forcinha, mas sem permanecer muito tempo. Neste caso, seria um Au Pair meio informal e não haveria a necessidade de ir ao consulado.
Mas três meses passam bem rápido (mal acredito que já estou aqui há quase dois), então se a ideia é curtir o ar europeu por mais tempo, é importante ficar atento aos documentos necessários. Abaixo, seguem os que precisei:
♥ Contrato assinado pela família e pela futura Au Pair
♥ Carta Convite preenchida/assinada pela família
♥ Passaporte
♥ 2 Fotos biométricas (3,5 X 4,5)
♥ Certificado "Start Deutsch 1" do Instituto Goethe ou TestDaf (Ou entrevista em alemão feita no consulado)
♥ Requerimento de Autorização de Residência
♥ Comprovante do Seguro de Saúde
♥ Uma taxa simbólica do 60 €
Esses documentos devem ser apresentados, original e duas cópias, no consulado responsável pela região onde você mora, informação disponível no próprio site da Embaixada da Alemanha no Brasil. O modelo do contrato e da carta convite, encontrei gratuitamente no site da agência Au Pair World. Envie para sua Gastfamilie (família anfitriã) e peça para eles preencherem e enviarem pelo serviço mais rápido do correio. É preciso muito cuidado com o tempo, pois os meus documentos levaram três meses para concluir a viagem intergaláctica entre Alemanha e Brasil.
A entrevista
Dentre os documentos necessários, eu não tinha os certificados para comprovar meu nível básico de alemão e, desta forma, optei pela entrevista no consulado. Ainda tentei me livrar dela com o certificado emitido pela Universidade de Stuttgart (onde fiz um curso intensivo de alemão em 2012), correspondente ao nivel A2.2 e o teste OnDaf para o nível B1. Embora tenham sidos todos computados (o que me deu certa esperança), quando menos esperei o Sr. Joachim, responsável pelos vistos em Recife, me lança a pergunta em alemão: "Então você já esteve em Stuttgart?" E aí começou...
Obviamente já havia procurado umas dicas em outros blogs para essa entrevista e, para treinar um pouco, utilizei o questionário publicado no blog Au Pair da Letra, escrito pela Luzi, atual Au Pair na Bavária. Esse estudo prévio me deixou mais tranquila, embora eu tenha a impressão de que o Sr. Joachim tenha dificultado um pouco mais depois de ver o certificado B1. Mesmo assim, foi bem tranquilo. Consegui desenrolar e ele foi muito legal.
Só não pareceu entender o porquê de eu querer ser Au Pair depois de me formar em jornalismo o que foi difícil explicar, pois nem eu mesma entendo minha lógica. Das explicações dadas, a número um é o meu objetivo de adquirir fluência na língua e ele respondeu que já achava meu alemão muito bom! Ownn alegria! Para finalizar, o consulado dá um prazo de dois meses para o visto ser emitido, mas recebi o meu na metade do tempo.
O Visto
![]() |
Modelo do visto alemão (Foto: Wikipedia.de) |
Com o processo acima descrito, recebemos um visto válido por três meses, garantindo a entrada na Alemanha. Após se instalar com a Gastfamilie, a Au Pair precisa se apresentar no Departamento de Estrangeiros da cidade (Ausländeramt) para solicitar o visto referente ao resto do ano. Será necessário preencher mais formulários e marcar um dia para entregar os documentos exigidos nessa segunda etapa, os quais são:
♥ Antrag auf Erteilung (recebe por correio)
♥ Foto biométrica
♥ Mais um valor simbólico de 100 €
♥ Passaporte
♥ Comprovante do Seguro de Saúde
Este segundo visto é bem interessante, pois é emitido em forma de cartão. Assim, não há a necessidade andarmos com a cópia do passaporte na cidade, mas apenas portar o documento em viagens.
Ufa! Então é isso. Espero que com este post possa ajudar mais pessoas interessadas em ser Au Pair na Alemanha. Mas não esqueçam de entrar em contato direto com o consulado para terem mais informações em caso de dúvidas. Normalmente eles são bem solícitos e com certeza a fonte mais segura.
E acompanhe também um pouco da minha rotina no Instagram (me segue lá! @salinelima). Diariamente posto fotos com os momentos marcantes de cada dia com a hashtag #DesafioAupair. Saiba mais sobre o desafio fotográfico no post Desafio Au Pair: fotos diárias no Instagram.
Você fala em original do contrato, no caso o contrato scaneado vale como original?
ResponderExcluirOlá, Grasi! Bom, no período em que tirei meu visto não podia ser o documento escaneado. Precisava ser o original. Por isso, minha Gastmutter precisou enviá-lo por correio.
ExcluirOi, Clara! Tudo bem?
ResponderExcluirDesculpe a demora em responder, estes últimos meses estão uma loucura!
Bom, o seguro é de responsabilidade da sua Gastfamilie e, sim, é obrigatório. Para você conseguir o visto, é necessário apresentar o comprovante de que adquiriu o seguro.
Na Alemanha, minha Gastfamilie contratou um especial para Au Pair, chamado de Care Au pair. Se não me engano, o custo era de 35 euros mensais ao longo dos 12 meses de intercâmbio.
Espero ter ajudado. Beijinhos!
Boa noite!
ResponderExcluirMinha filha irá para a Alemanha,para ser Au pair, e não sabemos direito sobre o Seguro Viagem...e pra tirar o Visto,tem que apresentar o Seguro Viagem...Quem tem que pagar? Só está faltando isso.... e qto tempo demora pra sair o Visto? Obrigada!
Olá, Alzenir!
ExcluirA família com quem sua filha vai morar deve dar o seguro saúde para ela. Esse documento é obrigatório para tirar o visto do intercâmbio, pois, caso aconteça alguma coisa e sua filha precise de um médico, ela terá todo o suporte necessário.
Meu visto saiu rápido, em um mês. Mas na época ele deram um prazo de dois meses.
Abraço!
Aline, tudo bom?
ResponderExcluirVocê foi por alguma agência? Pode me recomendar alguma?
Abração, super curti seu blog.
Sucesso!
Olá, Larissa! Estou bem e você?
ExcluirEu não fui por agência porque fui indicada para minha Gastfamilie por uma amiga. Mas, antes de ter esse contato, estava quase fechando contrato com a CI. Era a única agência de intercâmbio em Fortaleza que oferecia Au Pair para a Alemanha e pareciam bem legais. Fico feliz que tenha gostado do meu blog! Continue acompanhando que tem mais novidades vindo!
beijos!
Oi Aline
ResponderExcluirEstou com uma duvida, minha hostfamily está pedindo um atestado de saúde você sabe onde posso conseguir um modelo para eu levar ao médico. E tem que ser traduzido depois esse atestado em alemão ?
Obrigada
Beijos
Olá, Ariane! Como vai?
ExcluirDesculpe a demora em responder, esses dias foram um pouco corridos. Realmente nunca vi uma família pedir um atestado de saúde (nem as agências, nem o consulado)e não encontrei nada nas minhas pesquisas. Mas se for uma das exigências da família, certamente eles vão querer traduzido em alemão, caso não entendam português. Pergunte a eles se não têm um modelo, pois talvez possam te ajudar com isso.
Beijos!
Boa tarde. Adorei as informações, contudo ainda tive dúvidas. Antes de pedir o visto, deve-se ter a Gastfamilie? Isso facilita ou é mais obrigatório mesmo? Por que com o tempo que leva os trâmites (correio/visto) me parece um pouco ruim a família esperar 3 meses, por exemplo, até a babá ter certeza que vai poder ficar lá mais que o tempo de turista. Obrigada.
ResponderExcluirOi, Camila!
ExcluirAntes de pedir o visto você precisa sim ter uma Gastfamilie, pois é isso o que vai provar que você está indo como Au Pair. Inclusive, uma dos documentos necessários para solicitá-lo é o contrato assinado pela família. Se for autorizado, você recebe um visto no seu passaporte (especial para Au Pair, ou seja, você não vai como turista)que vale para três meses e, assim que chegar lá, vai precisar solicitar um documento(equivalente ao nosso RG) no Auländeramt para solicitar o visto referente aos outros nove meses. Por isso, é preciso planejar e combinar uma data de início com a Gastfamilie. Eu, por exemplo, comecei o contato com minha em janeiro e logo no início combinamos que eu começaria em julho. Nesse período já fomos organizando o necessário para eu solicitar o visto o mais rápido possível.
Espero tê-la ajudado. :) Beijos
Olá Aline tudo bom?
ResponderExcluirEstou a poucos passos para solicitar o meu visto de au pair (alemão) em Recife. Como moro em outra cidade terei que me deslocar até Recife para a entrega dos documentos e entrevista. Tenho a seguinte dúvida: Em apenas um dia consigo resolver tudo ? Entregar os documentos e fazer a entrevista? Pois preciso comprar a passagem de retorno a minha cidade e gostaria de saber se poderia voltar no mesmo dia.
Desde já agradeço a sua ajuda. Beijos, Cecília.
Olá, Cecília! Por aqui está tudo bem. E você como está?
ExcluirDeve estar com friozinho na barriga, né? Essa fase pré-entrevista me deixou um pouco nervosa na época. Bom, você consegue sim resolver tudo no mesmo dia. Eu resolvi em uma manhã. Como morava em Fortaleza, cheguei em Recife pela manhã e fui direto para o consulado onde entreguei os documentos e logo fui entrevistada pelo Sr. Joaquim. A resposta de que havia dado certo também foi dada na hora. Tive a tarde livre e ainda pude aproveitar para passear pelo centro antes de voltar para casa. Mas de qualquer forma, te aconselho ligar para eles e confirmar como é o procedimento. Eles são super prestativos pelo telefone.
Beijos e sucesso!
Olá Aline, obrigada pela resposta.
ResponderExcluirFui até Recife e consegui resolver tudo em uma manhã. Foi maravilhoso!! As pessoas que me atenderam foram muito doces e prestativas. Tudo ocorreu bem e agora estou no aguardo do visto para embarcar á Alemanha. Beijos e obrigada mais uma vez!
Que notícia boa Cecília! Fico feliz que tenha dado tudo certo. Desejo muita felicidade e sorte nessa nova experiência. Tenho certeza de que irá adorar! beijão
ExcluirAjuda, Alinee!!
ResponderExcluirÉ preciso algum comprovante de renda para solicitar o visto? E quando você precisava mais ou menos por mês pra viver lá (acho que os 260 euros do salário não são suficientes, hehe)?
Também fiquei com dúvida sobre o documento que chega via correio para você solicitar a permanecia para os outros 9 meses (antrag auf Erteilung). Como pede ele?
Beijo e muito legal você relatar suas experiências e ajudar a outras pessoas :)
Oi, Estéfane! Como vai?
ExcluirVocê não precisa apresentar comprovante de renda na solicitação do visto, pois o contrato vai suprir esse papel. Esse documento vai provar que uma família vai se responsabilizar por ti e que você terá uma mesada mensal para os gastos extras.
Os 260 euros são suficientes sim para viver lá. Isso porque não vai ter gasto com moradia, alimentação e plano de saúde (Sua Gastfamilie vai arcar com tudo isso). Agora claro que não dá para levar uma vida luxuosa com esse dinheiro. Tudo depende das suas prioridades. Eu, particularmente, pude aproveitar bastante (compras básicas, passeios e viagans) apenas com meu salário.
A segunda parte do visto é realizada na Alemanha. Aqui você vai no consulado e pega o visto para 3 meses. Ao chegar lá, você deve ir no Ausländeramt (sua Gastfamilie pode te levar lá)para mostrar solicitar o visto referente aos outros 9 meses. Eles vão enviar por correio toda a orientação e formulário. Mas isso é quando você já estiver lá.
Fico feliz que tenha gostado do blog! Continue acompanhando que tem mais novidades por aí. Beijos e boa sorte!
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirMe tira uma dúvida, já procurei em vários sites haha
Para o visto é necessário os documentos originais?
Olá, Ana! Desculpe a demora em responder. Com as férias, acabei não conseguindo ler os comentários e respondê-los devidamente. Bom, respondendo à sua dúvida, você precisa sim apresentar os documentos originais, acompanhados com as cópias solicitadas.
ExcluirOlá, Aline! Minha irmã foi para Alemanha no meio de janeiro como aupair. Ela tem que se registrar exatamente em que lá? Ela pode fazer isso sozinha? Ela está trocando de família e está meio perdida em relação ao que fazer para conseguir trocar, caso contrário terá que voltar pro Brasil.
ResponderExcluirOlá, Camila! Como vai? Se sua irmã tirou o visto aqui no Brasil, ela vai com um visto que tem duração de três meses. Isso porque ela precisa se registrar no Departamento de Estrangeiros(em alemão, Ausländeramt)da cidade em que ela mora para receber o visto referente ao restante dos meses, que é num formato em cartão (como uma identidade). Todo estrangeiro precisa fazer isso. Daí é só ela procurar esse órgão na cidade dela e perdir informações sobre isso. Se não me engano tem que marcar uma data para apresentar os documentos. E, sim, ela pode resolver sozinha. Espero que dê tudo certo. :)
Excluir