Os motivos para investir em um intercâmbio são vários e incluem desde o aprendizado do idioma estrangeiro até a possibilidade de desbravar terras desconhecidas. Entretanto, nem sempre é fácil conciliar o pouco tempo entre estudo, trabalho e viagens, de modo que, muitas vezes, não conseguimos prestigiar tudo o que queremos. Afinal, prioridades devem ser determinadas, certo?

Uma das vantagens de ser Au Pair é a possibilidade de passar um ano no exterior, com um mês dedicado para as tão sonhadas férias. É nesse período em que viagens mais longas podem ser realizadas com tranquilidade e a (o) Au Pair tem um tempo exclusivo para si. Por isso, ter planejamento e organização são essenciais para aproveitar esses dias da melhor forma possível.

Se você está no processo para realizar esse intercâmbio, converse com a Gastfamilie já durante a entrevista sobre as férias, negociando como e quando ela poderá disponibilizar esse mês livre. Existem famílias, por exemplo, que preferem oferecer o benefício todo de uma vez, quando os pais também tiram férias. Por outro lado, algumas são bem flexíveis e deixam a intercambista escolher como for mais conveniente.

A experiência como Au Pair exige um diálogo constante com a Gastfamilie, o que inclui o tema “férias e tempo livre”. Portanto retome o assunto no início do intercâmbio e converse sobre seus planos com seus pais anfitriões. Isso permitirá encontrar a melhor alternativa para os dois lados, evitando também algumas surpresas desagradáveis. Existem vários relatos, por exemplo, de famílias que não avisam com antecedência quando disponibilizará as férias, dificultando o planejamento adequado da (o) intercambista.

Minha Gastfamilie tinha o horário de trabalho bem flexível e, assim, tive a liberdade de escolher o período em que tiraria férias. Achei mais interessante dividí-las em semanas ao longo do ano, o que me permitiu descansar quando as crianças estavam muito agitadas e conhecer melhor a Alemanha nas diferentes estações do ano. Desta forma, passei uma semana em Münster no início do ano e outra em Berlim durante o verão, por exemplo.

Como eu fiz é apenas uma opção dentre várias. Pense nos seus objetivos como Au Pair e organize direitinho seu tempo e dinheiro para realizar os seus sonhos. As férias são parte de um momento bem especial e precisam valer cada minuto!