O outono chegou com tudo nas terras germânicas, já insinuando que o inverno pode ser rigoroso. Enquanto em 2014 a neve só apareceu em janeiro e teve pouco tempo de duração (para minha tristeza e alegria dos alemães), neste ano nevou em algumas regiões já na primeira quinzena de outubro. Em Stuttgart, cidade próxima de onde eu morava, a primeira Schneeregen do ano já foi registrada.
O tempo vai se transformando, as ruas ficando branquinhas e novo vocabulário torna-se necessário. Palavras que nem sempre damos a devida atenção nos cursos, exatamente por não compreender direito o sentido. São termos que não pertencem ao nosso dia a dia no Brasil (por não termos neve), mas que são fundamentais quando chegamos no inverno da Alemanha.
Por isso, neste post reuni oito palavras importantes para esse período de outono e inverno. A maioria eu não conhecia ou compreendia no início do intercâmbio, mas aprendi como usar devidamente em cada situação, conforme os meses passavam. Então, vamos à lista?
1. Eisregen
Esse fenômeno acontece quando a água da chuva congela ainda na atmosfera, de modo que as gotas transformam-se em pequenas pedrinhas de gelo. Essa chuva foi frequente no meu intercâmbio e o que me marcou foi o barulho típico das pedrinhas batendo na janela.
2. Schneeregen
Corresponde a uma mistura de neve e chuva e foi através dele que vi neve pela primeira vez. Por conta da chuva, a neve derrete rápido no chão e, assim, não se acumula. Quando observamos pela janela, vemos a uma chuva branca, pois a neve cai bem rápido. Ele acontece geralmente quando chove em temperaturas pouco acima de zero.
3. Schnee
Esse é, sem dúvida, o fenômeno mais aguardado pelos nativos de regiões quentes. Ver aquela paisagem branquinha tão típica de filmes é, sem dúvida, algo emocionante. Schnee é a tradução literal para neve em alemão e corresponde a minúsculos cristais de gelo, como uma estrela de seis pontas. A neve é dividida em categorias, algumas explicadas abaixo.
4. Feuchtschnee
Esse tipo de neve é muito importante para nós de regiões quentes. Ele é bem macio e os pedaços de neve unem-se facilmente uns aos outros como se pudessem ser colados. Por isso, são o tipo ideal para construir Schneemann (boneco de neve) e brincar de guerra com bolas de neve. É diversão garantida com as crianças.
5. Pulverschnee
E então finalmente nevou! Mas é impossível contruir o tão sonhado boneco porque a neve não gruda. Isso acontece porque se trata de uma neve seca, então o efeito colante se perde. Se pegarmos um punhado e soprarmos ela irá voar como pó. Daí a junção do nome Pulver (pó) com Schnee (neve).
6. Nassschnee
Também é conhecida como Sultz e trata-se de uma neve pesada e molhada. Tanto que se unirmos com força duas partes dela, sai água.
7. Glatteis
Sabe aqueles vídeos no youtube em que os motoristas perdem totalmente o controle do carro e este desliza na pista contornada pela neve? Esse é o fenômeno que causa esses acontecimentos e o responsável por diversos acidentes. Assim, ele acontece quando a precipitação (chuva ou neve) congela após entrar em contato com o solo gelado enquanto o ar está alguns graus mais quente. O resultado é uma camada de gelo que lembra uma pista de patinação.
8. Harsch
Esta é a palavra para designar neve antiga. Após descongelamentos e congelamentos sucessivos, ela perde a forma dos cristais e se transforma em uma "massa" fixa.
Gostaram do pequeno vocabulário de outono e inverno? Conhecem outras palavras? Quais acrescentariam na lista? Compartilhe sua ideia conosco aqui nos comentários!
COMENTÁRIOS