Oktoberfest: um relato da festa popular alemã

Camisas xadrez se destacam nos transeuntes. Enquanto os homens as combinam com Lederhose (calça de couro), as mulheres mostram seu charme com os Dirndl (vestido tradicional) e os cabelos trançados. É tempo de Oktoberfest! Grupos de amigos e familiares dirigem-se a Wiese (lugar onde ocorre a festa), transformando as ruas em verdadeiras passarelas dos tradicionais trajes bavários.

Essa é, sem dúvida, a festa popular alemã mais conhecida ao redor do mundo, levando milhares de turistas todos os anos a Munique, em busca da alegria típica do período. As atrações são variadas para agradar as diferentes idades: tem parque de diversão com brinquedos atuais e históricos, barraquinhas de jogos e comida típica, além de bandas com músicas populares.

O mais aguardado pelos adultos é, sem dúvida, degustar as famosas cervejas alemães em grandes barracas de cervejarias locais. Nelas, as pessoas sentam-se ao redor de longas mesas enquanto bebem ao som das Volksmusik (músicas populares), com letras tradicionais ou atuais, tocadas por bandas caracterizadas. A ordem, entretanto, dura apenas até o primeiro grupo subir na mesa, cantando e dançando, cada um com sua Maß, caneca de cerveja de um litro.

Oktoberfest: um relato da festa popular alemã

O clima nessas barracas é envolvente e difícil é não participar. Por isso, embora seja típica de Munique, capital da Baviera, outras cidades alemães também decidiram fazer a própria festa, chamadas de Volksfest (festa popular). Enquanto estive na Alemanha, não pude ir para Munique, mas marquei presença no Wiese em Stuttgart, que abriga a segunda maior Volksfest da Alemanha.

Embora as barracas das cervejarias sejam menores em comparação às da Oktoberfest, foi bastante divertido ver as pessoas com os trajes bavários, em cima das mesas. Aliás, vestir essa roupa é uma atitude criticada por grande parte dos suábios (alemães de Baden-Württemberg). As roupas suábias e bavárias podem até ter alguma semelhança, mas para eles não há sentido usar os trajes do Estado vizinho quando a Volksfest é em Stuttgart.

A Oktoberfest deste ano já acabou, mas, para quem está no Brasil, ainda tem uma chance de conhecer um pouco dessa tradição. Na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, existe uma versão dessa festa, sendo considerada a maior fora da Alemanha. Para quem tiver interesse e um tempinho, vale a pena conferir!