Durante as passagens de ano inúmeras promessas são feitas com o objetivo de tornarem os próximos meses melhores. De pequenas mudanças de hábito à busca por algum objetivo pessoal ou profissional, a listinha de metas ganha itens com as mais diversas finalidades, mas que, na maioria das vezes, não saem do papel e continuam como objetivos para os anos seguintes. Frustrante, não?

O fato é que, assim como nos jogos de estratégia, a vida precisa de metas, pois são elas que permitem ter um direcionamento mais adequado de ações que levem ao sucesso. Definir metas é tão importante que o filósofo romano Sêneca já dizia: “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”

Mas convenhamos que cumprir tudo o que foi prometido e planejado não é uma tarefa fácil, sendo, muitas vezes, uma missão quase impossível. Para contornar tal situação e receber o novo ano de braços abertos para os desafios, selecionei cinco dicas de profissionais de Coaching. Confira!

1. Escreva em um papel


Embora hoje a tecnologia seja nossa principal aliada para organizarmos ideias, especialistas recomendam que as metas sejam escritas em um papel. Isso permite ter uma visão mais ampla dos objetivos, ajudando a manter o foco, adaptando-os quando necessário e priorizando conforme desejado.

2. Defina metas específicas e mensuráveis


Ao estabelecer um objetivo é preciso que ele seja claro, ou seja, diga com precisão o que deve ser alcançado. Por isso, não adianta apenas estabelecer como meta “entrar em forma”. O ideal é ter uma ação mais concreta, como correr duas vezes por semana. Uma dica é responder as perguntas: “O que?”, “Onde?”, “Quando?” e “Por quê?”. Elas irão ajudar a direcionar corretamente os objetivos.

Além disso, as metas devem ser mensuráveis, apresentando indicadores que permitam o acompanhamento do processo. Essa quantificação dos objetivos facilitam na hora de dar os primeiros passos e, então, ser bem sucedido. No exemplo anterior, é recomendado definir algo como "correr 4 km por semana".

3. Defina as tarefas necessárias


Alcançar uma meta exige a realização de algumas tarefas menores, mas estrategicamente orientadas para o objetivo final. Se a intenção for obter fluência em algum idioma, é preciso estudar, assistir vídeos e treinar conversação, por exemplo. Tenha em mente quais ações são necessárias e analise se as atuais atitudes estão alinhadas a elas.

4. Faça uma análise mensal e acompanhe o progresso


Confira seu plano de metas todos os meses, fazendo adaptações quando necessário. Muitas vezes, algumas mudanças na vida exigem a revisão dos objetivos previamente estabelecidos, considerando a viabilidade e reestruturação das tarefas a serem executadas para que sejam devidamente cumpridas. Acompanhar o progresso dos planos traçados também aumenta a vontade de concretizá-los.

5. Alie as metas do ano na direção dos objetivos a longo prazo


Não se esqueça: seus objetivos devem ser direcionados para planos maiores! Estabeleça as metas de vida, que serão realizadas a longo prazo, e desenvolva para o novo ano planos que as tenham como base. Ao estabelecê-los, reflita se valem a pena, se este é o melhor momento para se dedicar a eles e se satisfazem sua vontade.


Se você ainda não fez as promessas e metas do ano,  mãos à obra! E não se esqueça de deixar um comentário com sua opinião sobre essas dicas e compartilhando outras táticas que ajudem a cumprir seus objetivos. Afinal, o desejo é que neste novo ano nossos planos sejam  realizados com sucesso!