O Beijo em Time Square, 14 de Agosto de 1945, Alfred Eisenstaedt
O Beijo (Foto: Alfred Eisenstaedt, 1945)
O beijo é uma das maiores expressões do amor. Aqui não trato este sentimento como algo exclusivo dos apaixonados, mas como algo presente nas diferentes relações do nosso cotidiano. Seja entre os casais mais românticos ou entre desconhecidos, o gesto é uma troca de afeto entre duas pessoas nas variadas formas de amar.

Em 14 de agosto de 1945, um beijo registrado pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt ficou famoso por representar o fim da Segunda Guerra Mundial. Intitulada de O Beijo, a fotografia captou o momento em que o marinheiro George Mendonsa roubou um beijo da enfermeira Greta Zimmer Friedman na Times Square.

O marinheiro havia chegado há pouco tempo do Pacífico. Ele teria ficado tão feliz com o final da guerra que não resistiu à beleza da enfermeira e decidiu comemorar, mesmo sem a conhecer. O casal foi reunido no mesmo lugar 67 anos depois pela rede de televisão americana CBS. Um fato curioso é que Mendonsa estava momentos antes em um encontro com a namorada, Rita Petry, com quem é casado há 66 anos!

Outro beijo famoso foi capturado pelas lentes de Robert Doisneau cinco anos depois da foto anterior. O Beijo do Hotel de Ville (1950) foi registrado em Paris e tornou-se alvo de críticas quando o fotógrafo confessou ter contratado os atores Jacques Cartaud e Françoise Bornet para encenarem o beijo e representarem a atmosfera romântica da cidade.

Na época, o casal recebeu uma cópia da fotografia autografada por Doisneau, como presente pela sessão de fotos. Em 2005, Bornet levou a fotografia a leilão, sendo esta arrematada por um milionário suíço, com um lance de 155 mil euros.

O beijo do Hotel de Ville, Paris, 1950, Robert Doisneau
O Beijo do Hotel de Ville (Foto: Robert Doisneau, 1950)
Independente das críticas, esta foto, em particular, me encanta. Talvez pela simplicidade do casal, o beijo sem excessos ou a forma como Doisneau fez o registro, ela me passa a sensação de sentimento verdadeiro (por mais que o próprio fotógrafo tenha dito que contratou atores). É como se a vida rotineira abrisse um espaço para apreciar um momento tão singelo e cheio de significado. Talvez este seja um dos casos em que a verdade não importa afinal.

Nesta terça-feira (11), outra mídia celebrou o amor entre estranhos. A diretora e fotógrafa Tatia Pilieva publicou o vídeo Primeiro Beijo (First Kiss), resultado de um projeto para o qual reuniu vinte pessoas, que até então se desconheciam, para se beijarem pela primeira vez. A reação dos convidados, meio constrangidos no início, e a forma como tentavam um contato inicial criou um belo trabalho, visualizado por mais de 9 milhões de pessoas em 24 horas de publicação.

Observar a conexão estabelecida entre os casais ao som de We Might be Dead Tomorrow, da cantora Soko, torna o momento registrado no vídeo ainda mais bonito. A troca de carinho entre desconhecidos ganhou definitivamente um novo olhar nesta produção. Confira abaixo: