![]() |
Foto: Aline Lima |
Alguém acredita que 2014 já acabou? Eu não. O tempo passou tão rápido que decidi analisar, nesta primeira semana de janeiro, as conquistas do ano velho para não deixar nada passar despercebido. Apesar dos altos e baixos, 2014 foi um grande ano. O sentimento, no início, de que ele seria positivamente diferente mostrou-se verdadeiro e mudanças importantes tomaram vez ao longo dos meses.
Confiram abaixo os oito aspectos que fizeram de 2014 um ano memorável.
1. Oficialmente jornalista
Todo universitário sabe o quão trabalhoso e desesperador é o período em que escrevemos nossa monografia ou o famoso TCC (trabalho de conclusão de curso). É um momento em que o mundo parece estar contra nós e nada aparentemente dá certo. Dramático? Mas é isso mesmo. Quem passou ou está passando por isso sabe bem do que falo.
Mas com esforço e ajuda direta ou indireta de pessoas incríveis, apresentei minha monografia e colei grau em janeiro. Após 4 anos e meio de uma jornada universitária, tornei-me oficialmente jornalista. Uma conquista vai além de um diploma para englobar experiências, aprendizados, amizades e um crescimento indescritível como pessoa.
2. Malas prontas?
Este foi sem dúvidas o ano em que mais viajei na minha vida (mesmo sem ter muita grana)! De passeios curtos à mudança de país, foram vários os lugares visitados no ano passado: final de semana em Canoa Quebrada, carnaval e páscoa em Guaramiranga, reencontro com a família no Rio de Janeiro, requerimento do visto em Recife, mudança para Esslingen, pulinho em Strassbourg e visita a amigos em Münster. Não tenho do que reclamar... :)
3. Tem trabalho sim, senhor!
Se uma das maiores preocupações dos formandos é o que vem depois da formatura, posso dizer que tive sorte por encontrar trabalhos durante os seis primeiro meses do ano. Assim, pude investir no meu sonhado intercâmbio, além de aprender bastante com as experiências vividas e pessoas com quem tive contato.
4. Copa
Posso dizer que este evento esportivo foi mais do que eu esperava. Assisti a praticamente todos os jogos e já me atrevia a fazer comentários "técnicos" sobre as partidas. De fato, eu nunca aprendi tanto sobre futebol nem torci tanto pelo Brasil (embora sempre soubesse como tudo terminaria). Além disso, o evento não significou apenas a diversão, mas também mostrou que nós brasileiros podemos nos unir em prol de algo em comum: construir um país melhor.
5. #PartiuAlemanha
Passar uma temporada no exterior sempre povoou meus sonhos desde a adolescência. A ideia parecia impossível diante das condições financeiras e minha imaginação fervilhava sobre como seria a vida em outro país. Em 2014, entretanto, o antigo sonho se concretizou. Em julho, embarquei para a Alemanha como Au Pair o que tem me proporcionado aprendizados únicos tanto em relação à língua estrangeira, quanto à cultura do país. A adaptação na Gastfamilie (família anfitriã) foi rápida e hoje me sinto realmente parte deles.
6. Pequenas coisas ganham valor
Infelizmente a rotina cega-nos para aspectos triviais da vida. Detalhes em um prédio antigo ou mesmo a riqueza da nossa própria cultura perdem o devido valor aos nossos olhos. Com o intercâmbio, reaprendi a admirar esses detalhes o que torna meu dia bem mais interessante. Sejam as luzes durante o nascer do sol, a chuva que chegou de surpresa ou as crianças brincando na rua, tudo ganhou um gostinho especial.
7. Amizades
O dito popular de que os verdadeiros amigos estão sempre do seu lado, independente da situação, é verdade. E aproveito aqui para dizer que hoje, graças às diferentes tecnologias de comunicação, a distância não é mais um problema. Embora tenha um oceano entre nós, todos os dias falo com meus amigos, nem que seja apenas um recadinho no Whats App perguntando se está tudo bem. E eles pensando que iam se livrar de mim.... ;)
8. Encontros e desencontros
Neste ano, conheci muitas pessoas que de alguma forma deixaram algo importante para mim. Algumas permaneceram na minha vida, outras foram só de passagem, mas todas tiveram seu valor. Acho incrível conhecer pessoas diferentes e saber suas histórias. Sejam amigos, conhecidos, viajantes... cada um deixa um pouquinho de si e ensina algo.
E como foi 2014 para vocês? O que ele trouxe de positivo? Deixe um comentário aqui e compartilhe com a gente um pouco suas conquistas. Aproveito para desejar um feliz 2015 a todos!
COMENTÁRIOS